Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

25 coisas que você precisa fazer se você tem HIV

Pesquisando na página http://www.thebody.com, encontrei essa lista de 25 coisas que uma pessoa com HIV precisa saber, fazer ou providenciar. 
Oportuno repassar para quem interessar para que busque além de seguir "dicas" busque apoio, orientação, acompanhamento médico e principalmente realize o tratamento.
Na página, em cada item abaixo, pode-se acessar e ler mais sobre cada um deles.


1. Se você tem HIV, visite um infectologista o mais rapidamente possível.
2. Com a ajuda do seu médico, decida quando é melhor começar o tratamento antirretroviral.
3. O primeiro objetivo da terapia antirretroviral é tornar sua carga viral indetectável.
4. Evite transmitir o HIV e contaminar-se novamente com HIV ou outra DST.
5. Se você é fumante, peça ajuda para parar. Fumar contribui para diversas doenças que afetam indivíduos com e sem HIV.
6. Suspender o uso dos antirretrovirais sem orientação médica pode ser perigoso. Se estiver sofrendo com efeitos colaterais, como náuseas e diarreia, converse com seu médico o quanto antes, mas não pare de tomar os remédios por conta própria.
7. Faça exames para outras DSTs, incluindo sífilis, gonorreia, HPV, Chlamydia trachomatis Trichomona vaginalis; e aprenda sobre seus sinais e sintomas. Indivíduos sexualmente ativos, especialmente aqueles(as) com múltiplos parceiros(as), devem fazer testes de DSTs regularmente.
8. Converse com seu médico sobre qualquer outro medicamento, vitaminas, suplementos de ervas ou dietéticos que esteja tomando; e peça instruções sobre continuar e interromper o uso dos mesmos.
9. Depressão pode ser um problema médico sério — e não é sinal de fraqueza. Converse com seu médico sobre antidepressivos e psicoterapia.
10. Avise seu médico sobre qualquer sintoma ou problema médico que você tenha, incluindo febre, sudorese noturna, perda de peso, dores de cabeça, mudanças na visão, feridas bocais, dificuldade em engolir, sintomas respiratórios, diarreia, erupções cutâneas ou mudanças nas funções mentais.
11. Mulheres devem discutir com seu infectologista sobre seus planos de gravidez. Avise seu médico imediatamente se você ficar grávida.
12. Cumpra todos os exames e consultas médicas recomendadas pelo seu infectologista.
13. O uso de drogas ilegais ou uso excessivo de álcool podem interferir com o tratamento antirretroviral. Converse com seu médico sobre o uso de drogas.
14. Faça exames de Hepatites e informe-se com seu médico sobre a vacinação para Hepatites A e B. Faça tratamento para Hepatites C, se necessário.
15. Tome todos os seus antirretrovirais regularmente, seguindo exatamente suas instruções.
16. Seja adepto da vida saudável para seu coração, incluindo exercícios, dieta, não fumar e mantenha seus níveis de colesterol e triglicérides saudáveis.
17. Antes de começar a tomar os antirretrovirais, faça um exame de resistência do seu HIV, independentemente da necessidade de começar o tratamento imediatamente ou não. Repita o exame novamente antes de começar o tratamento.
18. Faça teste para câncer cervical, de acordo com o que seu médico recomendar.
19. Quando começar o tratamento antirretroviral, lembre-se de tomar todos os medicamentos do coquetel.
20. Faça um exame de carga viral regularmente, mesmo que ainda não tenha começado o tratamento antirretroviral.
21. Converse com seu médico sobre vacinação para HPV, influenza, pneumococo, tétano e varicela.
22. Mantenha seus ossos fortes com academia, exposição saudável ao sol, uma dieta rica em vitamina D e cálcio e sem cigarro.
23. Converse sobre fatores de risco com seu médico e faça um exame para doenças de rim.
24. Faça exames para câncer regularmente. Alguns cânceres — incluindo aqueles não relacionados ao HIV — são mais comuns em soropositivos do que na população em geral.
25. Pelo menos uma vez por ano, faça exames de glicemia para verificar se você tem pré-diabetes ou diabetes.





ACESSE AQUI:
Fonte original: http://www.thebody.com/content/64661/25-things-you-need-to-do-if-you-have-hiv.html?tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário