Pages

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

25 ANOS DE MARTÍRIO DA IRMÃ ADELAIDE MOLINARI (FILHA DO AMOR DIVINO)



" FELIZES OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM A PAZ!"

Ir. Adelina (Pastoral da Aids) e Maristela (Pastoral da Saúde)

Após ter apresentado o martírio de Ir. Dorothi, no dia da "33ª Romaria da Terra", Ir. Cecília Melita Burg, fez-me o convite para integrar a Peregrinação do martírio de Ir. Adelaide Molinari, no Pará, onde se encontram seus restos mortais na cidade de Curianópolis. Consultei o Conselho Provincial, este deu-me parecer favorável.
No dia 05 de abril, tivemos a Celebração Eucarística de envio, as orientações para a viagem, estadia e volta em Cerro Largo. No dia 06 às 07 horas partimos cantando: "TEU SANGUE DE MÁRTIR QUE BANHOU O CHÃO"...
Nos três dias e duas noites de viagem, houve muita Oração, animação e partilha de vida fraterna e da Missão. Formamos uma verdadeira família. Visitamos 4 Comunidades das Filhas do Amor Divino: em Curianópolis, Eladorado dos Carajás, Parauapeba e Rio Maria. Nesta última visitamos o local do assassinato de 19 agricultores Sem Terra.






Curianópolis












Eldorado dos Carajás













Parauapeba












Rio Maria






As Irmãs de lá são verdadeiras heroínas, junto ao povo simples e sofrido. Visitamos também a Mina de Cobre na Serra do Sossego, explorado pela Vale do Rio Doce, em Eldorado do Carajás, lugar do assassinato de Ir. Adelaide.
No dia 10 aconteceu uma Sessão na Câmara de Vereadores, em homenagem a Irmã Adelaide e das primeiras companheiras. A noite fizemos uma caminhada de 30 quilômetros, inaugurando a Avenida que levava o nome de CURIO e passou a chamar-se Avenida Ir. Adelaide Molinari.

Câmara de Vereadores de Eldorado dos Carajás

Fizemos duas paradas, uma na 1ª casa simples e pobre que as irmãs moraram durante um tempo, para realizar a Missão. A 2ª na Rodoviária onde Ir. Adelaide foi assassinada a 25 anos. Ao saber da notícia o Papa João Paulo II a declarou "MÁRTIR DA JUSTIÇA"!
Ir. Adelaide está sepultada ao lado da Matriz em Curianópolis. O Povo do Pará não celebra a morte de Ir. Adelaide, mas a vida.


Túmulo de Ir. Adelaide em Curianópolis

                                       
Ir. Adelina no túmulo de Ir. Adelaide

A partir da História de Ir. Adelaide, a Igreja Católica em Eldorado dos Carajás trabalha em favor do necessitado. O vereador Damião Vieira da Silveira disse: a partir desse exemplo continuamos a defender  compromisso com o próximo. Ela vive no nosso coração. O povo afirma: Ir. Adelaide morreu assassinada. mas viveu na Ressurreição.
Considerações finais:
1. A fé vibrante do povo; Acolhida e solidariedade do povo e das Irmãs; Comunidades vibrantes nas Celebrações;
2. Participação e envolvimento dos jovens na vivência comunitária;
3. Número de pessoas comprometidas com a população excluída;
4. Após 25 anos, Deus se revela na pequenez de uma filha que deixou marcas profundas no coração do povo. O povo nos ensina e nos desacomoda;
5. A viagem trouxe um incentivo para o crescimento da fé.

Fonte: Ir. Adelina Isotton - Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria



Nenhum comentário:

Postar um comentário